Quem somos

Um pouco da nossa história

Foi da vontade de oferecer Educação de qualidade que nasceu a Cruzeiro do Sul Educacional. Nossa história teve início em 1965 com o Colégio Cruzeiro do Sul e, atualmente, com mais de 50 anos de atuação, somos um dos maiores grupos de educação do Brasil, com 12 instituições de ensino superior e cinco de educação básica.

Atuamos nacionalmente por meio de nossas marcas, oferecendo formação acadêmico-profissional de qualidade desde o ensino básico, até cursos de graduação, pós-graduação e extensão nas modalidades presencial e a distância. Nosso maior compromisso é formar alunos capazes de idealizar ações e realizá-las com criatividade, liderança, empatia, autonomia e responsabilidade social, cientes de que o aprendizado é contínuo e precisa ser renovado, atualizado e ampliado constantemente.

Perfil Corporativo

Somos um grupo composto por marcas e posicionamentos distintos, respeitando as especificidades da região onde estão inseridas e buscando sempre apresentar os melhores indicadores acadêmicos de qualidade dentre as instituições de ensino particulares brasileiras. Nossos serviços são destinados a todos que acreditam que a Educação é a força motriz de um país e estão dispostos e comprometidos a investir efetivamente no seu futuro.

Quem somos
Missão

Missão

Desenvolver em sinergia a tríade ensino, pesquisa e extensão de suas instituições, para que se tornem relevantes no cenário nacional, com marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, formando cidadãos e profissionais que contribuam efetivamente para desenvolvimento local e do país.

Visão

Visão

Estabelecer-se como o melhor grupo de educação superior do Brasil, com instituições academicamente relevantes no cenário nacional e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, reunindo os melhores indicadores de avaliação no ensino, na pesquisa e na extensão.

Valores

Valores

  • Ética;
  • Transparência;
  • Inovação;
  • Respeito à identidade e à diversidade;
  • Compromisso social.

A Cruzeiro do Sul Educacional em números

anos
59 anos

ajudando a construir e a transformar o futuro do nosso País.

mil alunos
469 mil alunos

do ensino básico ao superior, em cursos presenciais e a distância.

mil colaboradores
7 mil colaboradores

Colaboradores, docentes e tutores.

%
80 %

das graduações estão na faixa de excelência do Conceito de Curso (visita inloco), conforme dados do MEC.

Nossa História

  • 1965

    Fundação do Colégio Cruzeiro do Sul no bairro de São Miguel Paulista na cidade de São Paulo pelos Professores Gilberto Padovese (*1.937 +2.011), Hermes Ferreira Figueiredo (*1.938 +2.021) e mais cinco professores que se retiraram da sociedade ao longo do tempo. Iniciou suas atividades ofertando curso preparatório para ingresso no curso Ginasial da escola pública à época e em seguida passou a ofertar também cursos técnicos ginasiais.

  • Déc. 70

    Enquanto o Colégio Cruzeiro do Sul crescia rapidamente com a abertura de cursos pré-escolares e de primeiro grau, em 1972 os cursos superiores iniciavam com a criação da Faculdade São Miguel Paulista de Administração de Empresas e Ciências Contábeis. Em 1976, com a consolidação da Faculdade, foi solicitado ao MEC a abertura de mais 2 novos cursos, Comércio Exterior e Administração Hospitalar, ao mesmo tempo que se deu início à construção do nosso segundo prédio para comportar a expansão que viria pela frente, cuja inauguração se deu em 1977.

  • Déc. 80

    Com cerca de 6 mil alunos e já consolidada como a maior instituição de ensino da região, o ano de 1984 foi marcado pela primeira aquisição do grupo, a Faculdade de Ciências e Letras Geraldo Rezende, de Suzano. Nessa oportunidade, foram incorporados os cursos de Pedagogia, Letras e Estudos Sociais. Com o crescimento da Instituição, em 1989, nosso terceiro prédio escolar foi inaugurado.

  • Déc. 90

    Em 1993, a Cruzeiro do Sul conquistou o grau máximo entre as instituições de ensino superior: o título de Universidade. Essa década também marcou a implementação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e as primeiras pesquisas em Educação a Distância e a criação do Núcleo de Educação a Distância, a atual Cruzeiro do Sul Virtual. Ao final dessa década já atingíamos o número de 10 mil estudantes em nossas salas de aula.

  • 2000

    Em 2001, o campus Anália Franco da Universidade Cruzeiro do Sul foi inaugurado em São Paulo e iniciou-se também a adoção de ferramentas tecnológicas aplicadas à educação: o ambiente virtual de aprendizagem. Em 2004, começaram as atividades do campus Liberdade, na região central de São Paulo, e a aprovação dos dois primeiros mestrados da Universidade Cruzeiro do Sul: Odontologia e Ensino de Ciências e Matemática.

  • 2007

    Com 25 mil estudantes em suas carteiras, o sentimento empreendedor combinado ao compromisso com a educação brasileira continuava latente em nossos princípios, levando-nos a mais um grande passo em nossa história, a aquisição do Centro Universitário Módulo, a maior e mais tradicional instituição de ensino superior do litoral norte paulista.

  • 2008

    Nesse ano, a Cruzeiro do Sul assumiu o objetivo de se tornar um dos maiores grupos de ensino do país e uma demonstração disso foi a aquisição do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF, primeira instituição de ensino superior de Brasília – fundada em 1967, além da inauguração do novo campus da Universidade Cruzeiro do Sul no bairro de Pinheiros (onde hoje está instalado o campus do curso de Medicina da UNICID). Chegamos ao final dessa década com 35 mil estudantes.

  • 2012

    Nesse ano, três eventos importantes se concretizaram: aquisição da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, reconhecida por sua tradição na área da saúde, a ampliação da atuação da Cruzeiro do Sul Educacional no território nacional com o início da operação de Educação a Distância – EAD e o ingresso do Fundo de Investimentos Britânico Actis no quadro acionário.

  • 2013

    O crescimento continuou, dessa vez na cidade de Franca – SP, com a incorporação do Colégio Alto Padrão e da Universidade de Franca – UNIFRAN, que detém os melhores indicadores oficiais de qualidade dentre as universidades particulares brasileiras e é reconhecida pela forte atuação em pesquisa.

  • 2015

    Aquisição da Faculdade Caraguá – FAC, Faculdade São Sebastião – FASS e Colégio São Sebastião – Centro, ampliando a atuação do grupo no litoral norte paulista.

  • 2016

    Foi adquirido o Centro Universitário N. Sra. do Patrocínio – CEUNSP, com unidades localizadas em Itu e Salto, interior do Estado de São Paulo, além dos dois Colégios nas mesmas cidades.

  • 2017

    Saída da Actis e ingresso do Fundo Soberano de Cingapura (GIC) no quadro acionário da Cruzeiro do Sul Educacional.

  • 2018

    Consolidação da Cruzeiro do Sul Educacional como um dos maiores grupos educacionais do país por meio da sua chegada ao Sul e ao Nordeste do Brasil, com a aquisição da FSG – Centro Universitário da Serra Gaúcha (unidades em Caxias do Sul e Bento Gonçalves/RS), do Cesuca – Centro Universitário de Cachoeirinha na região metropolitana de Porto Alegre/RS, e do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, na Paraíba. Além das aquisições, inauguramos novo campus da Universidade Cruzeiro do Sul na Avenida Paulista, coração de São Paulo e novo campus da UNICID no bairro de Pinheiros.

  • 2019

    A Cruzeiro do Sul Virtual, marca de Educação a Distância do grupo, atinge o marco de 1.000 Polos EAD por todo o Brasil e 184 mil alunos ativos, consolidando-se como um dos principais players do mercado de educação digital. Ao final dessa década, nosso ensino presencial contava com 147 mil alunos, totalizando o número de 331 mil estudantes em nossas instituições de ensino espalhadas pelo país.

  • 2020

    A Cruzeiro do Sul Educacional continuou sua estratégia de expansão por meio da aquisição do Centro Universitário Braz Cubas em Mogi das Cruzes (SP) e da Universidade Positivo em Curitiba e Londrina (PR). Na cidade de São Paulo, a Universidade Cruzeiro do Sul também não para de crescer, promovendo a inauguração de seu 5º campus, no bairro de Santo Amaro.

  • 2021

    Oferta pública inicial de ações da Cruzeiro do Sul Educacional, que passou a ter suas ações negociadas na B3 – bolsa de valores mobiliários brasileira, no segmento do Novo Mercado. A Universidade Cruzeiro do Sul amplia seus serviços com as inaugurações do campus Guarulhos (SP) e Villa-Lobos (zona oeste de São Paulo) totalizando sete campi da Instituição na Grande SP. Neste ano, também foi publicado o primeiro Relatório Anual de Sustentabilidade (ESG), relativo a 2020, demonstrando estar totalmente voltado às boas práticas de gestão social e sustentável.

  • 2023

    Qualidade acadêmica reconhecida: Cinco Instituições da Cruzeiro do Sul Educacional conquistaram conceito 5 (nota máxima) no relatório da avaliação in loco do processo de recredenciamento junto ao MEC: a Braz Cubas, FSG, UNICID, UDF e o CEUNSP. As Instituições atenderam com excelência os itens analisados: Planejamento e Avaliação Institucional, Políticas Acadêmicas, Desenvolvimento Institucional, Políticas de Gestão e Infraestrutura.

Livro: A Origem das Estrelas

A obra reúne histórias e memórias de mais de meio século e compartilha lembranças e emoções de muitos dos que ajudaram a construir o que somos hoje, um dos maiores grupos de Educação do País. Entre os capítulos, são abordados temas como a origem na década de 60, a expansão, o compromisso com a educação superior, além de uma entrevista exclusiva com o Prof. Hermes Ferreira Figueiredo, um dos fundadores da Cruzeiro do Sul Educacional.

Saiba mais