Cesuca agora é Centro Universitário!

14/08/2020

É com muito orgulho e alegria que comunicamos que a Faculdade Inedi – Cesuca foi credenciada como Centro Universitário Cesuca pelo Ministério da Educação – MEC*, com conceito 5 na avaliação (em uma escala de 1 a 5).

Foi pela reconhecida excelência e, principalmente, pelo compromisso da comunidade acadêmica com o processo de ensino e aprendizagem em nossos 15 anos de história, conquistas e credibilidade no ensino que, a partir de hoje, mudamos oficialmente de patamar.

Esse excelente resultado, somado aos demais indicadores acadêmicos oficiais da Instituição, como o Índice Geral de Cursos – IGC, nos coloca entre as seis melhores do Rio Grande do Sul, reforçando, ainda mais, a certeza de que estamos no caminho certo.

“Esse padrão de qualidade está totalmente alinhado às premissas da Cruzeiro do Sul Educacional. O novo status do CESUCA representa mais possibilidades de crescimento para Instituição e, com isso, uma maior contribuição para o desenvolvimento sustentável da região por meio dos profissionais que formamos”, afirma o agora Reitor, Prof. Dr. Ricardo Muccillo.

Credenciamento
Portaria no 655, de 12 de agosto de 2020, publicada no Diário Oficial da União em 13 de agosto de 2020.

Avaliação in loco
A Instituição recebeu a comissão avaliadora no período de 11 a 14 de fevereiro de 2020 e atendeu, com excelência, a todos os requisitos analisados pelo MEC/INEP.

O que muda agora?
Com a nova categoria administrativa, o Centro Universitário CESUCA agora tem autonomia universitária para a abertura de novos cursos, oferecendo mais opções de formação profissional para a região. Também, desenvolverá mais ações nos outros dois pilares da educação superior, além do ensino: a pesquisa e a extensão universitária. Além disso, poderá registrar os próprios diplomas, ganhando mais agilidade no processo.

Transformação em Centro Universitário
No Brasil, as entidades de ensino superior são credenciadas como Faculdades, Centros Universitários ou Universidades. Cada um dos três níveis possui atribuições, compromissos e graus de autonomia diferentes.

Faculdades com a intenção de se tornarem Centros Universitários devem estar em funcionamento há, no mínimo, seis anos, com conceito igual ou superior a quatro na avaliação institucional externa, no ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Transformam-se em Centros Universitários, instituições de ensino superior pluricurriculares, que abrangem diferentes áreas do conhecimento, e que se caracterizam pela excelência do ensino oferecido, comprovada pela qualificação do seu corpo docente e pelas condições de trabalho acadêmico oferecidas à comunidade escolar, avaliados pelo MEC/INEP de forma criteriosa.

Parabéns à comunidade acadêmica que compartilha dessa conquista, pois ela é fruto da dedicação de todos!