Unifran comemora 50 anos de história

27/01/2020

Fundada em 1970, universidade já formou mais de 75 mil estudantes e oferece diversos serviços gratuitos

A Universidade de Franca – Unifran, Instituição que integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, acaba de completar 50 anos de história. São cinco décadas de reconhecimento regional por sua dedicação e empenho em oferecer um ensino de alta qualidade, inovação e relação social com a comunidade e empresas locais. Mais de 75 mil alunos já se formaram ao longo destes anos e atualmente cerca de 48 mil estudantes entre presencial e a distância, estão realizando o sonho da graduação.

Em 2019 a Unifran foi apontada como a Melhor Universidade Particular do Brasil, no “Latin America University Rankings 2019”, importante levantamento acadêmico da revista inglesa Times Higher Education (THE). A Universidade está atenta a sua internacionalização e possui importantes convênios com instituições renomadas espalhadas pelo mundo, exemplo disso é a sua parceria com a Universidade de Salamanca, que está firmada há mais de 15 anos e colabora para o desenvolvimento de novas pesquisas e estudos, e especialmente na formação qualificada de seu corpo docente e discente.

No mesmo ano titulou o seu primeiro doutorando em nível de co-tutela com a Universidade de Salamanca, isto significa que o discente recebeu dupla titulação no Brasil, pela Unifran e na Europa pela Universidade de Salamanca.

Para a Profa. Katia Jorge Ciuffi, Reitora da Unifran, a instituição traz em seu DNA o compromisso social, cultural e acadêmico ao agregar importantes pesquisas para o relacionamento empresarial e da população local. “É com grande orgulho e satisfação que a Unifran se destaca no mercado nacional e internacional ao aliar um quadro de docentes de alta qualidade. Nossa missão é atender os estudantes e a sociedade com inovação”.

Os egressos ocupam posição de destaque tanto na região, como no país e no mundo, um exemplo recente é que um estudante egresso do curso de Química e do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Instituição foi contratado como professor na Universidade Marie e Pierre Currie, Sourbonne na França.

Pesquisa e Inovação

A Unifran é uma instituição que se preocupa com o seu entorno e busca sempre inovar em estudos e pesquisas por meio dos seus programas de Graduação e Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu. Dessa forma, o seu compromisso com a produção científica de alta qualidade reflete e corrobora para uma cidade e um país melhor.

Grandes e importantes empresas de Franca são essenciais para os trabalhos de pesquisa. Pensando nisso, a Universidade realiza anualmente o evento Café com Empresários que reúne diversos representantes da região para discutirem sobre o empreendedorismo corporativo e as transformações organizacionais.

Por conta de atuações como esta, a Instituição encontra-se como a Melhor Universidade de Cultura e Infraestrutura Empreendedora do Brasil pelo ranking das Universidades Empreendedoras.

Atualmente 16 de seus pesquisadores são classificados como bolsistas de produtividade pela importante agência governamental CNPq.

Vale destacar alguns temas de estudos e pesquisas que ganharam repercussão nacional:

– Lançamento de aplicativo para auxiliar no cuidado de bebês prematuros;

– Pesquisadores da Unifran e da UEMG desenvolveram material inovador que permite a liberação controlada de remédios;

– Novos materiais aplicados a saúde humana e animal

Além de pesquisas e estudos, a área de PPG realiza diversas palestras e encontros com os moradores da região para discutirem e abordarem temas que são essenciais para a qualidade de vida, saúde e bem-estar das pessoas.

Serviços à comunidade

A Unifran realiza diversos serviços que são destinados à comunidade. Ao longo destes anos, mais de 265 mil atendimentos foram realizados pelos núcleos de cursos, ambulatórios, clínicas e até mesmo Hospital Veterinário.

O Comitê de Integração com o Ensino Básico (CIEB) é responsável por promover diversos cursos e eventos para alunos do ensino médio e docentes proporcionando diálogos pedagógicos inovadores e troca de experiências, despertando o interesse para o mundo científico.

Dentre os serviços oferecidos estão: Agência Experimental de Comunicação, Cursinho de Preparação para o Enem e Formação Complementar, Assistência Jurídica Comunitária, Centro de Atendimento e Acompanhamento Pedagógico, Centro de Traduções, Centro Esportivo, Design de Moda, Laboratório de Artes, Laboratório de Projetos em Arquitetura e Urbanismo e Núcleo de Design. A Unifran possui as clínicas de Biomedicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Veterinária que prestam atendimento para a comunidade.

Eventos previstos para 2020

Dando continuidade à comemoração dos 50 anos, a Universidade realizará diversos eventos que serão alusivos à data. Dentre eles está previsto para setembro, a realização da Feira Gastronômica, que tem como objetivo oferecer cursos ministrados pelos próprios alunos para os vendedores de alimentos de rua (barracas e carrinhos). Eles serão impactados com temas voltados para o empreendedorismo e melhorias para o seu negócio.

Atualmente, a Instituição está com inscrições abertas para o cursinho popular Unifran UniTodos, que passa a ter aula duas vezes por semana. O objetivo é atender de forma gratuita jovens e adultos que pretendem usar a pontuação do Enem para iniciar ou retornar aos estudos.

“Os resultados positivos são motivos de muito orgulho para todos nós que fazemos parte desta história tão importante. Comemorar esta data é um momento de celebrar e honrar o passado de todos que construíram a história desta renomada universidade, de compartilhar os sonhos de seus fundadores, que foram alimentados por cada um de nós, cujos ideais são fortalecidos pela nossa mantenedora e cada um de seus diretores que acreditam na educação como uma ferramenta transformadora para uma sociedade mais justa”, finaliza a reitora.