UDF recebe evento de tecnologia promovido pela incubadora de inovação da NASA

27/08/2019

No ano em que se completam 50 anos que o homem pisou na lua, na missão Apollo 11, a Agência Espacial Americana (NASA) sedia, entre os dias 18 e 20 de outubro, no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) – Instituição que integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, o NASA Space Apps Challenge, a maior maratona do mundo. A competição internacional realizada pela incubadora de inovação simultaneamente em mais de 100 cidades do mundo, incluindo Brasília, tem a meta de ser a maior maratona em número de participantes e soluções desenvolvidas.  Este ano o evento receberá mais de 150 equipes e em torno de 2 mil pessoas na comunidade, como empreendedores, starupeiros, estudantes, jovens e pessoas de todas as cidades para assistir a 25 palestras de diversos temas da indústria 4.0. O evento atrai estudantes e profissionais de todas as áreas do conhecimento, que têm em comum o desejo de criar soluções de impacto mundial.

O evento de tecnologia e inovação acontece pelo segundo ano consecutivo em Brasília e a programação propõe um hackathon (maratona ou imersão), em que os participantes deverão formar equipes e trabalhar de forma intensiva para criar uma solução para os temas propostos em até 48 horas. As duas melhores equipes globais recebem como prêmio uma visita ao NASA Kennedy Space Center, na Flórida, nos Estados Unidos. Já as três melhores equipes regionais e os participantes entram na esteira de pré-aceleração, recebem mentoria e tem acesso a diversas oportunidades, inclusive de trabalhar em empresas multinacionais que estarão participando do evento como mentores, afim de selecionar talentos e investidores que buscam startupeiros com soluções escaláveis para investir.

Além da competição, diversas palestras serão ministradas, com o enfoque em impacto social, sustentabilidade, inovação, tecnologia e desenvolvimento de novos talentos. No pré-evento de 11 de setembro, o UDF receberá Lucas Fonseca, o brasileiro que prepara a primeira missão à lua por meio da garatea L, que deve lançar um satélite em órbita em 2020 e que fará com que o Brasil chegue pela primeira vez ao espaço, além de muitas outras surpresas, inclusive de astronautas que podem aparecer diretamente da órbita espacial para mandar um recado aos nossos astronautas participantes e tantas outras novidades

Para a Reitora do UDF, Profa. Beatriz Eckert-Hoff, a escolha do Centro Universitário como sede do evento reforça a preocupação da Instituição em desenvolver uma educação empreendedora e inovadora, além de confirmar a sintonia do UDF com a Educação 4.0, tendência do setor que atende às necessidades tecnológicas da quarta revolução industrial.

“O UDF tem em seu DNA formar os estudantes para a profissão e para a vida! E este evento vem para contribuir com essa formação neo-generalista, pois permitirá transitar nas diferentes áreas: tecnologias, ciências, humanidades, artes, oportunizando os participantes a vivenciar um trabalho de equipe para solução complexa de problemas e, assim, desenvolver as competências e habilidades exigidas do profissional do futuro, como iniciativa, criatividade, trabalho em equipe, resiliência, adaptabilidade, flexibilidade, tomada de decisão, negociação, dentre outras, o que dará, certamente, um grande diferencial de amplitude e de profundidade na formação de nossos alunos”.

O UDF é pioneiro na região, além de atuar com desenvolvimento de projetos inovadores, a exemplo do CONECTA, núcleo do UDF lançado em 2017 que conta com um Centro de Empreendedorismo, Escritório de Extensão e Responsabilidade Social, e ainda um Laboratório de Inovação Acadêmica.

A Sra. Carine Elpidio, responsável pela Incubadora da Nasa e pela dinâmica de toda maratona, afirma que escolheu o UDF para sediar o evento dado seu pioneirismo e participação efetiva no ecossistema de startups, tecnologia e inovação do DF.

As pré-inscrições para o NASA Space Apps Challenge são gratuitas e podem ser feitas a partir do site oficial do evento. As pré-inscrições para palestrantes também já estão abertas.