Universidades começam a inserir ensino empreendedor em sala de aula

08/12/2016

A sociedade tem exigido cada vez mais que os jovens tenham múltiplas competências, visão empreendedora, saibam trabalhar em equipe, consigam adaptar-se a situações novas e sejam capazes de promover transformações por onde passam. Por isso, além do ensino das disciplinas nos cursos ofertados, as universidades têm investido e inserido a educação empreendedora aos seus alunos, a fim de capacitá-los para as demandas do atual mercado de trabalho. 

Para executar ações de estimulo ao empreendedorismo, o UDF foi contemplado pelo Sebrae, em outubro de 2016, com um valor que será destinado ao ensino empreendedor na Instituição. O edital Sebrae – Educação Empreendedora em Instituições de Ensino Superior visa selecionar e apoiar, técnica e financeiramente, propostas de parceria com IES para promoção da educação empreendedora. 

A assinatura do convênio contou a presença do Diretor Presidente da Cruzeiro do Sul Educacional, Prof. Hermes Figueiredo; do Diretor Acadêmico, Prof. Renato Padovese; da Reitora, Prof. Beatriz Maria Eckert-Hoff; dos professores Gabriel Cardoso e André Leão, e da representante do SEBRAE, Cláudia Trindade. A ideia é aplicar estender esse tipo de ação à todas as IES do grupo Cruzeiro do Sul Educacional. 

 

Conecta – UDF 

As ações serão executadas pelo Conecta – UDF, em parceria com todos os cursos de graduação e pós-graduação, por meio dos coordenadores, professores e alunos. O novo núcleo irá reforçar interdisciplinarmente as atividades por meio de três frentes: 

– Centro de Empreendedorismo: visa incentivar o debate, o ensino e a prática de empreendedorismo, a partir das principais tendências educacionais, buscando atender a demandas da sociedade, do mercado e do governo. No último semestre, 11 docentes foram capacitados pelo Sebrae para lecionar a disciplina de Empreendedorismo. 

– Laboratório de Inovação Acadêmica: irá operar como um centro de estudo, prática e difusão de novas tecnologias e metodologias que venham a contribuir para a eficácia e eficiências das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão do UDF. Além de promover capacitações, serão realizadas experimentação, prototipação e testes de novas propostas, que possam contribuir para o dia a dia em sala de aula e no campus. 

– Escritório de Extensão e Responsabilidade Social: o escritório vai gerenciar a política e as ações de extensão universitária e de responsabilidade social da Instituição.