Um pouco da
nossa história

A Cruzeiro do Sul Educacional, fundada em 1965 na cidade de São Paulo , atualmente é composta pelo Colégio Cruzeiro do Sul, SP– SP; Universidade Cruzeiro do Sul, SP – SP; Centro Universitário Módulo, Caraguatatuba – SP; Centro Universitário do Distrito Federal, Brasília – DF , Universidade Cidade de São Paulo, SP – SP, Universidade de Franca, Colégio Alto Padrão e Colégio CTEC, em Franca – SP, Faculdade São Sebastião e Colégio Objetivo São Sebastião – Centro, em São Sebastião – SP, Faculdade Caraguá, em Caraguatatuba – SP em mais recentemente pelo Centro Universitário N. Sra. do Patrocinio, Colégio Ceunsp e Col Objetivo – Itu e Salto – SP; reunindo, aproximadamente, 160 mil alunos e  5 mil colaboradores.

O diferencial estratégico do grupo é o fato de atuar com instituições, marcas e posicionamentos diferentes, conforme os mercados específicos e as características das cidades onde mantém estabelecimentos de ensino.

Perfil Corporativo

Somos um grupo cujas instituições possuem marcas e posicionamentos distintos, respeitando as especificidades da região onde estão inseridas e buscando sempre apresentar os melhores indicadores acadêmicos de qualidade dentre as instituições de ensino particulares brasileiras. Nossos serviços são destinados aos jovens de diferentes classes, que percebem a importância da formação superior de qualidade e estão dispostos e comprometidos a investir efetivamente no seu futuro.

Missão

“Desenvolver em sinergia a tríade ensino, pesquisa e extensão de suas instituições, para que se tornem relevantes no cenário nacional, com marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, formando cidadãos e profissionais que contribuam efetivamente para desenvolvimento local e do país.”

Visão

“Estabelecer-se como o melhor grupo de educação superior do Brasil, com instituições academicamente relevantes no cenário nacional e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, reunindo os melhores indicadores de avaliação no ensino, na pesquisa e na extensão.”

Valores

– Ética.

– Transparência.

– Inovação.

– Responsabilidade.

– Respeito à identidade e à diversidade.

– Compromisso social.

– Comprometimento com o desenvolvimento local e regional.

Quem Somos

Em 1965

Fundação do Colégio Cruzeiro do Sul, na cidade de São Paulo, por um grupo de jovens professores recém-formados, em duas salas emprestadas nos fundos da igreja com a oferta do curso preparatório, importante para conseguir ingressar no nível Ginasial da escola pública, cujo processo de seleção era rigoroso e concorrido.


Década de 70

Autorização da oferta dos primeiros cursos superiores: Contabilidade e Administração, com a criação da Faculdade Cruzeiro do Sul, em 1972 e início da construção do primeiro prédio próprio.


Década de 80

Instalação do Ensino Fundamental e Educação Infantil no Colégio Cruzeiro do Sul e ampliação da oferta de cursos superiores.

1993 > após 21 anos de trabalho sério e de muita dedicação, o Ministério da Educação concede à Cruzeiro do Sul o grau máximo entre as instituições de ensino superior, o título de UNIVERSIDADE.


Década de 90

Após 21 de trabalho sério e de muita dedicação, em 1993, o Ministério da Educação concede à Cruzeiro do Sul o grau máximo entre as instituições de ensino superior: o título de Universidade.

Essa década também marca o início de ações para promoção da pesquisa científica, com a implementação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Com foco no futuro e buscando soluções tecnológicas aplicadas ao ensino, iniciam-se as primeiras pesquisas em Educação a Distância, gerando os primeiros testes com ambientes virtuais de aprendizagem e a criação do Núcleo de Educação a Distância, atual Campus Virtual Cruzeiro do Sul.


2001

Na busca pela excelência e na perpetuação da instituição, ocorreu a profissionalização da Reitoria e Pró-reitorias, algo inédito no âmbito das instituições particulares de ensino superior no Brasil. No mesmo ano, o campus Anália Franco, num bairro nobre de São Paulo, foi inaugurado mostrando claramente o desejo de ampliar a área de atuação na cidade.

Inicia-se a adoção de ferramentas tecnológicas aplicadas à educação, com o uso do Blackboard e o desenvolvimento do Eclass, ambiente de aprendizagem virtual. Outro grande passo foi a inclusão do programa de iniciação científica da Universidade no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq.


2004

Dois importantes fatos marcantes nesse ano: o início das atividades do campus Liberdade, na região central da cidade, e a aprovação dos dois primeiros mestrados: Odontologia e Ensino de Ciências e Matemática.

O sonho de um grupo de instituições de ensino superior particular que se balizasse pelos princípios e compromissos com a educação começa a criar forma, com a aquisição do Centro Universitário Módulo, a maior e mais tradicional instituição de ensino superior do litoral norte paulista.


2008

Mais um passo para a consolidação da Cruzeiro do Sul Educacional é dado com a aquisição do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF, primeira instituição de ensino superior de Brasília, fundado em 1967.


2012

Reconhecida por sua tradição na área da Saúde e atuação no ensino a distância, a Universidade Cidade de São Paulo – Unicid passa a integrar a Cruzeiro do Sul Educacional, ampliando a atuação do grupo no território nacional e contribuindo, com o conhecimento construído ao longo de seus mais de 45 anos de existência, para a constante melhoria dos cursos oferecidos por cada instituição integrante do grupo.


2013

O crescimento continua, dessa vez na cidade de Franca,  cidade do interior do estado de São Paulo, com a incorporação do Colégio Alto Padrão, Colégio Técnico – CTEC e Universidade de Franca – Unifran, que detém os melhores indicadores oficiais de qualidade dentre as universidades particulares brasileiras e é reconhecida pela forte atuação em pesquisas.


2015

Esse foi um ano de grande crescimento para a Cruzeiro Educacional. No 1º semestre, houve a aquisição da Faculdade Caraguá – FAC, Faculdade São Sebastião – FASS e Colégio São Sebastião – centro, ampliando a atuação do grupo no litoral norte paulista.

Já no 2º semestre, foram adquiridos o Centro Universitário N. Sra. do Patrocínio – CEUNSP, além dos Colégios Itu e Salto, instituições localizadas nessas cidades do interior do Estado de São Paulo.


2016

Hoje, a Cruzeiro do Sul Educacional atua em todos os níveis de ensino, da Educação Infantil à pós-graduação, com curso presenciais e a distância, reunindo 8 instituições de ensino superior e 6 colégios, num total de mais de 160 mil alunos e 5 mil colaboradores, todos comprometidos com a missão de formar pessoas e transformar vidas pela Educação.